terça-feira, 20 de março de 2012

Seus alunos usam muito o celular?

Foto: Blog do Meireles

Analise com a turma o impacto das novas tecnologias no dia a dia dos alunos e compare os recursos utilizados ontem e hoje para a transmissão de informações. 

Objetivos: - Problematizar o impacto das tecnologias de informação e comunicação na vida cotidiana, especialmente por meio do uso dos smartphones.
- Proporcionar aos alunos uma visão geral sobre a convergência digital, compreendida como a integração de diversos serviços e tecnologias em uma mesma plataforma ou dispositivo tecnológico.

Conteúdos:
- Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).
- Convergência digital.
- Sociologia.

Tempo estimado:  Duas aulas

Material necessário:
- Cópias do artigo “Homo connectus”, de Roberto Pompeu de Toledo para todos os alunos

Introdução Conforme o texto de Roberto Pompeu de Toledo, publicado em Veja, os smartphones alteraram de maneira significativa a vida cotidiana de muitas pessoas (nos comportamos agora como os Homo Connectus descritos pelo colunista). A metáfora bem-humorada sugere que para essa “nova espécie” a conectividade proporcionada pelas tecnologias atuais é praticamente indissociável das demais atividades sociais dos indivíduos.

Este plano de aula reúne elementos para uma melhor compreensão sobre as formas de comunicação atuais e seus impactos sociais. Mais especificamente, a partir da crítica do colunista, procura proporcionar aos alunos os argumentos para a compreensão daquilo que se convencionou chamar de “convergência digital”, representada em grande medida pelos serviços de telefonia e equipamentos como os smartphones.

Desenvolvimento 1ª aula Inicie a aula com uma conversa com os alunos, procurando saber a opinião deles sobre conectividade. O que o termo significa para eles? Procure saber como eles se comunicam no dia a dia com os amigos e familiares, e também se eles se consideram pessoas conectadas. Perguntas como “Quantos e-mails ou torpedos você envia por dia?” podem ser uma boa maneira de animar a discussão.



Em seguida, distribua as cópias da coluna de Roberto Pompeu de Toledo publicada em Veja e conduza uma leitura dirigida, esclarecendo eventuais dúvidas. Após a leitura, pergunte aos alunos se eles concordam com o texto e peça que eles argumentem a respeito. Finalmente, utilizando elementos do texto de apoio abaixo, estimule a discussão sobre os impactos da conectividade no comportamento humano.

O ganhador do Prêmio Nobel de Física de 1978, Arno Penzias, certa vez afirmou que “a internet ignora os três conceitos básicos da física: o tempo, a massa e o espaço”. A frase, no entanto, pode ser aplicada para a maioria dos métodos de comunicação atuais: em primeiro lugar, a informação eletrônica é composta de impulsos elétricos (por isso não tem massa), podendo ser veiculada e reproduzida a um custo baixíssimo; além disso, os avanços tecnológicos possibilitaram que os meios de comunicação se difundissem como nunca antes, tornando-se acessíveis por meio de equipamentos individuais e superando as barreiras tradicionalmente impostas pelo tempo e espaço.

Pense em um método de comunicação mais “antigo” como, por exemplo, a carta. Até pouco tempo atrás, para uma informação escrita chegar a seu destinatário, era necessário que ela se deslocasse fisicamente do remetente ao destinatário, em um processo que tomava certo período de tempo. Na prática, os avanços tecnológicos simplificaram e aceleraram esse processo, de maneira que um SMS ou e-mail de certa forma “ignoram” as barreiras impostas pelo tempo e o espaço – a comunicação não depende mais do contato direto entre os interlocutores ou do deslocamento de um meio físico.  Hoje, a informação navega em tempo real.
Anthony Giddens, famoso sociólogo britânico, chama esse fenômeno de “separação de tempo e espaço”, indicando que ele possui desdobramentos práticos muitas vezes não percebidos. O autor aponta que esse processo é “fundamental para o maciço dinamismo que a modernidade introduz nas questões sociais humanas”, muitas vezes causando um “desencaixe” entre os indivíduos e os sistemas sociais que eles habitam (o que explicaria, por exemplo, os usuários de smartphones estarem sempre conectados com coisas distantes, muitas vezes ignorando o espaço onde estão fisicamente).
Portanto, de forma resumida, o avanço das tecnologias libertou nossa sociedade contemporânea das restrições físicas dos antigos métodos de comunicação. Porém, essas facilidades fizeram com que a comunicação não tenha mais hora e nem lugar específicos para acontecer. Ou seja: a comunicação pode acontecer a qualquer hora e em todo lugar, e qualquer demora pequena em se comunicar pode significar um problema social (não saber do último boato, perder uma oportunidade de negócios, não saber das últimas notícias etc.). Talvez por isso os smartphones e tablets sejam tão disseminados atualmente, pois podem ser considerados como nossa ferramenta para o ato de se comunicar em uma modernidade que superou o tempo e o espaço.
Discuta as ideias acima com a turma e se possível, utilize outros exemplos de meios de comunicação “antigos” (telegramas, cartão postal, “fofoca”), comparando-os com opções atuais (Twitter, Facebook, chat em vídeo). Termine a discussão propondo um exercício de pensamento para os alunos, indagando sobre como seria a vida deles sem os métodos de comunicação atuais. Se julgar necessário, peça que escrevam um texto dissertativo a respeito, que deve ser entregue na próxima aula.

2ª aula Inicie a segunda aula com uma breve revisão da aula anterior e ressalte a ideia de que as tecnologias permitiram que o mundo moderno “suspendesse” a maioria das restrições físicas à comunicação humana. Em seguida, apresente aos alunos o conceito de “convergência digital”, conforme a citação abaixo e a leitura sugerida:


A integração de tecnologias e serviços, compartilhando o mesmo meio (…) é o que se chama convergência digital. Acesso à internet pela televisão, uso de telefonia e transmissões de rádio pela internet e até o uso de celulares para assistir TV são alguns exemplos de convergência digital (Leon, 2009).

Procure saber se todos estão familiarizados com o conceito de smartphone. Lembre-se, um smartphone é um aparelho eletrônico que agrega funções diversas, misturando as funções dos celulares com recursos dos computadores. Se necessário, utilize exemplos de produtos que se enquadram na classificação (iPhone, Blackberry etc.). Incentive os alunos a enumerarem e descreverem as tecnologias contidas nos smartphones (para citar apenas algumas: telefonia móvel, mensagens de texto, acesso à Internet, captura de imagens e vídeos... certamente, a turma vai lembrar muitas outras funcionalidades para os gadgets disponíveis no mercado).

Em seguida, problematize a relação entre os equipamentos tecnológicos e os fenômenos sociais discutidos anteriormente (a facilidade de comunicação e seus impactos sociais). Na opinião deles, os smartphones são um exemplo de “convergência digital”? Qual seria o papel desses aparelhos tecnológicos nos processos de comunicação atuais? Eles facilitam a convivência entre as pessoas? Eles podem atrapalhar?

Por fim, peça que os alunos, individualmente, elaborem um texto curto (até quatro parágrafos), utilizando os elementos presentes na coluna de Roberto Pompeu de Toledo e os assuntos discutidos em aula. Para direcionar a produção de textos, você pode sugerir temas como “Um mundo conectado”, “Os aspectos negativos da convergência digital”, “Comunicação e informação: ontem e hoje”.

Avaliação Os alunos devem ser avaliados de acordo com a participação nas discussões em sala de aula; a compreensão dos temas abordados (impacto das tecnologias de comunicação, convergência digital); a clareza e a criatividade dos textos elaborados em sala de aula. É importante que, ao final das aulas, eles saibam o que é a convergência digital.


Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA
Convergência digital: mídias integradas. Leon, André. In ComCiência – Revista Eletrônica de Jornalismo Científico. Dossiê Utopias Virtuais, agosto de 2009. Disponível em
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=48&id=594
Modernidade e identidade (capítulo 1, Os contornos da alta modernidade). Giddens, Anthony. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

Fonte: Site Revista Escola Abril

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