sexta-feira, 30 de março de 2012

Escola usa jogo de xadrez para ensinar matemática


Ao retornar às aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bairro Carvalho, em Cachoeira do Sul (RS), foi impossível que os alunos não reparassem no novo brinquedo disponível no colégio: um tabuleiro de xadrez com 13,7 metros quadrados, de rocha basáltica, colado no piso do pátio, com peças feitas de garrafas plásticas. O que talvez eles não tenham percebido é que o novo brinquedo é um método para o ensino de Matemática e de Português.

A estratégia é simples: o xadrez foi incluído no currículo escolar para ajudar na alfabetização em matemática e no letramento dos alunos. A proposta já é posta em prática desde 2009, porém, até então, com 20 tabuleiros em tamanho oficial e com versões digitais, instaladas nos computadores. Segundo a diretora da escola, Paula Cristina Langbecker, é possível observar uma grande melhora no raciocínio, na concentração e na atenção dos alunos em todas as disciplinas.

Os alunos podem jogar xadrez no recreio, antes do início das aulas e também nas atividades de educação física, de acordo com a diretora. Dos 293 estudantes matriculados na escola, 100 estão na educação integral. Deles, 85% residem no bairro Cristo Rei, região frequentemente castigada por enchentes. Devido à carência dos moradores, a maioria recebe renda do programa Bolsa Família e, por isso, tem prioridade no programa Mais Educação.

A escola pretende contratar um monitor para ampliar a oferta do xadrez. Além dessa atividade, os alunos da educação integral pelo programa Mais Educação poderão participar de oficinas de jornal, horta e futsal. O início das atividades, no entanto, depende da chegada de mais uma merendeira, já prometida pela Secretaria Estadual de Educação. A escola conta, atualmente, com duas merendeiras que atendem 293 alunos nos dois turnos.

Educação integral
Neste ano, 30 mil escolas públicas trabalharão em período integral no ensino fundamental, tanto em áreas urbanas como rurais. Serão 15 mil novas escolas incorporadas ao programa em 2012, de acordo com o Ministério da Educação – MEC.

Segundo a diretora de Currículos e Educação Integral do MEC, Jaqueline Moll, o objetivo é aumentar o número de estudantes atendidos, passando dos atuais 2,8 milhões para 5 milhões. O investimento do governo federal nas escolas atendidas pelo programa será de R$ 1,4 bilhão em 2012.

Dados da diretoria de Currículos e Educação Integral mostram que, até a última quarta-feira (21/3), ainda estavam disponíveis 4,2 mil vagas no programa para escolas urbanas e do campo. O prazo de adesão foi ampliado até 15 de abril e as escolas interessadas podem obter informações pelos telefones: (61) 2022-9175, (61) 2022-9176, (61) 2022-9174, (61) 2022-9184, (61) 2022-9211, (61) 2022-9212 e (61) 2022-9181.

Saiba mais!
Programa Mais Educação: visa aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas no contraturno das aulas, agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

Bolsa Família: programa do governo federal de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.

Com informações do MEC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário